-
Arquitetos de interiores: Ministry of Design
- Área: 12600 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. PERGUNTA DE ABERTURA
Como pode a tipologia genérica do edifício de escritórios ser transformada para criar um edifício mais distintivo?
DEMANDA DO CLIENTE
MOD foi contratado pela CEL Development para formular estratégias, marca e design de um epicentro criativo para a classe criativa emergente, no lado mais vibrante de Singapura. Nos últimos anos, empresas de design têm migrado em ondas para fora das áreas dos Distritos de Negócios, gravitando em direção a distritos mais acessíveis, ou armazéns industriais, com grandes lajes de piso e tetos mais altos.
ABORDAGEM DE PROJETO
O projeto de Ministry of Design para o edifício capitaliza essas características-chave e também introduz uma série de gestos arquitetônicos. Estes gestos buscam redefinir a natureza de tais edifícios comerciais e proporcionar uma experiência que acrescenta uma recompensa substancial para o desenvolvimento.
Em primeiro lugar, para explorar o contexto de frente do mar do terreno, introduzimos uma série de varandas "escalonadas" entre os diferentes níveis de piso. Estas permitem que o edifício pareça estar deslocando-se da rodovia elevada que faceia o edifício. Em segundo lugar, também mudamos o edifício lateralmente para criar uma sensação de que ele compreende uma série de blocos dinâmicos empilhados uns sobre os outros, em vez de um bloco singular estático. Isso permite que o edifício crie um perfil exclusivo no skyline.
Em terceiro lugar, a fachada do edifício dispõe de um número de diferentes elementos que unimos esteticamente: essencialmente as janelas, varandas e bordas de ar-condicionado. Borramos intencionalmente a definição de cada elemento dividido por uma série de listras horizontais em toda a fachada. As listras geram visualmente movimento horizontal ao longo do prédio e também enfatizam a mudança e a natureza empilhada dos diferentes volumes. Uma paleta de cinzas variados é utilizado para gerar a variedade de tons necessários para as faixas horizontais. As faixas horizontais também são aplicadas de forma consistente com os elementos de paisagismo que cercam o edifício.
Por último, a experiência interior celebra uma estética industrial estilizada através do uso arrojado de iluminação característica, materiais e linguagem gráfica nos diferentes andares. Espaços internos chave incluem as entradas de elevadores e o desembarque dos carros. O prédio também oferece um espaço de jardim no último andar com vista para o mar. Quando experimentado em sua totalidade, o projeto borra as fronteiras entre o espaço comercial previsível e espaço industrial corajoso, criando um espaço híbrido, que oferece uma alternativa interessante para o trabalho criativo no século 21.
MARCA
Derivado da abreviação do endereço 100 Pasir Panjang para 100PP, o nome é tanto informativo (do endereço), como evocativo de um ambiente energético e contemporâneo. Simbolicamente, o número '100' alude à perfeição e completude.